Tanto se discute sobre o CBUQ, mas afinal, qual é o verdadeiro significado desse termo? CBUQ representa o Concreto Betuminoso Usinado a Quente, uma amalgama produzida em uma usina especializada. Constituído por agregado mineral graduado, material de enchimento e ligante betuminoso, é espalhado e compactado enquanto quente. Na usina, tanto o agregado quanto o ligante são previamente aquecidos antes da mistura. O CBUQ destaca-se como um dos revestimentos asfálticos mais empregados nas vias urbanas e rodovias brasileiras. Os pavimentos, estruturas compostas por diversas camadas, têm no revestimento a responsabilidade de receber e distribuir a carga dos veículos, ao mesmo tempo em que serve como proteção contra os efeitos do intemperismo - uma combinação de processos mecânicos, químicos e biológicos que levam à desintegração e decomposição das rochas.
Transportar o CBUQ
O transporte do concreto da usina até o local de aplicação é realizado por caminhões basculantes apropriados. Esses veículos devem possuir caçambas metálicas robustas, limpas e lisas, devidamente lubrificadas com água e sabão, óleo cru fino, óleo parafínico ou solução de cal, a fim de evitar a aderência da mistura às chapas da bascula. É proibido o uso de produtos que possam dissolver o ligante betuminoso, como óleo, diesel e gasolina. Quando necessário, para garantir que a mistura seja aplicada na pista na temperatura especificada, cada carga deve ser coberta com uma lona que seja suficientemente grande para proteger todo o material.
CBUQ; Serviços Preliminares
Após mais de 7 dias da execução da imprimação, com tráfego sobre a superfície imprimação ou com a imprimação recoberta por areia, pó de pedra, entre outros, torna-se imperativo realizar uma pintura de ligação.
Cbuq; Distribuição e Compressão da Mistura
A temperatura de aplicação do cimento asfáltico deve ser determinada para cada tipo de ligante, levando em consideração a relação temperatura/viscosidade. A temperatura ideal é aquela em que o asfalto apresenta uma viscosidade entre 75 e 150 segundos, com uma recomendação preferencial de 85 a 95 segundos. A mistura não deve deixar a usina com temperatura superior a 106ºC.
A distribuição é realizada por vibroacabadoras. Em caso de irregularidades na superfície da camada, correções são feitas pela adição manual de concreto betuminoso, espalhado com ancinhos e rodos metálicos.
Logo após a distribuição, inicia-se o processo de rolagem para compressão. A temperatura de rolagem deve ser mais elevada do que a mistura betuminosa pode suportar, sendo experimentalmente ajustada para cada caso.
A compressão é iniciada pelos bordos longitudinalmente, seguindo em direção ao eixo da pista. Nas curvas, de acordo com a superelevação, a compressão deve começar do ponto mais alto para o ponto mais baixo. Cada passada de rolo deve cobrir, na seguinte, pelo menos a metade da largura rolada.
Durante a rolagem, não são permitidas mudanças de direção e inversões bruscas na marcha, nem estacionamento do equipamento sobre o revestimento recém-rolado. As rodas do rolo devem ser devidamente umedecidas para evitar a aderência da mistura.
Os revestimentos concluídos devem permanecer sem tráfego até seu completo resfriamento.
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